A SP Leituras, gestora da Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, entre outros projetos, participou do processo de avaliação acompanhada que aconteceu em duas etapas: exercício com base nas orientações encaminhadas e no estudo da publicação de 2018, com análise e identificação das questões mais adequadas nas cinco dimensões apresentadas no quadro de indicadores de bibliotecas públicas; e reunião com a consultoria da rede para aprofundar as considerações enviadas e trabalhar coletivamente para incorporá-las na plataforma.
A SP Leituras entendeu a importância de participar do processo dos indicadores LEQT por enxergar as possibilidades de aprendizados sobre estratégias e resultados com outras instituições e também por acreditar que compartilhar metas e indicadores traz benefícios para a consecução da missão comum que temos na LEQT. Outro ponto significativo foi fortalecer o envolvimento das equipes de área fim na reflexão e no desenvolvimento institucional, promovendo mais um espaço de interlocução entre os gestores responsáveis pelas diferentes ações, de forma a alinhar visões e intenções.
Os resultados podem demonstrar a qualidade das estratégias refletidas na capacitação dos profissionais envolvidos nos projetos, na dinamização dos espaços e no impacto institucional próprio e de organizações que tenham missões afins. Através da reflexão coletiva sobre estratégias e resultados alcançados no apoio à formação de comportamentos leitores podemos reavaliar, mudar, ou até reconstruir as ações mais eficazmente.
A metodologia atual adotada pela organização é permeada por três grandes etapas de trabalho: 1) Planejamento: define o objeto avaliado para o ano e os instrumentos de coleta; valida as estratégias e realiza análises parciais das informações. 2) Coletas periódicas: são transformadas em material fundante de análises aprofundadas e em relatórios. 3) Discussão do material produzido: gera reorientações às ações desenvolvidas e unidade de propósito.
Nos campos da leitura, literatura e biblioteca, além da diversidade de tipologia dos projetos, há muitos aspectos não mensuráveis, mas que também devem ser avaliados. Isto dificulta a construção e a consolidação de indicadores e requer instrumentos mais complexos para a avaliação dos programas. Dessa forma, a apropriação e o uso sistemático da plataforma pelos profissionais da área poderá apoiar o fortalecimento das redes de bibliotecas, além de potencializar e trazer maior efetividade, acesso e inovação às ações desenvolvidas.
Os processos avaliativos, ademais, têm funcionado como catalisadores para gerar espírito de equipe e identificação de propósitos organizacionais e pessoais.