O IPL lançou em 2019 a Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares para avaliar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos da Educação Básica, se garantidos os parâmetros para seu funcionamento e instalação, de modo a orientar a universalização das bibliotecas (definida pelo PNE e pelo Projeto de Lei 9.484/18).

A pesquisa foi encomendada ao Insper, que desenvolveu um estudo sobre os dados secundários para escolha da amostra, definiu a metodologia e respondeu pela análise dos dados. A pesquisa em campo foi aplicada pelo Oppen Social, em cerca de 500 escolas, em 260 municípios e 17 estados brasileiros. O diretor da escola, um professor de português e o responsável pela biblioteca ou sala de leitura responderam a um questionário de mais de 60 questões. 

Expectativas quanto aos resultados desse estudo

Orientar políticas, programas e investimentos voltados à melhoria da qualidade do atendimento nas bibliotecas escolares e ao alcance dos seus objetivos de aprendizagem integrado ao currículo escolar, como ambiente informacional e de promoção de leitura e pesquisa.

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