O IPL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e Snel – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores.

A fundação do IPL ocorreu em 2006, como resultado de estudos e conversação entre representantes do governo e entidades do livro. Sua criação constitui uma resposta institucional à preocupação de especialistas das áreas de educação, cultura e produção e distribuição do livro, de diferentes segmentos – públicos e privados – com os níveis de letramento e indicadores de leitura da população em geral, e em particular dos jovens, cujo percentual é significativamente inferior à média dos países desenvolvidos. O consenso entre os especialistas sobre a importância da leitura para a melhoria da qualidade da educação, essencial para o desenvolvimento humano e social do Brasil, também orientou a criação do IPL.

Tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza periodicamente a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro. O principal objetivo da pesquisa é avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Em 2019, o IPL lançou a pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares para identificar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos.

É responsável também pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura. Desse modo, o IPL procura promover e difundir essas organizações, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na própria Plataforma Pró-Livro.

Concretiza-se em um conjunto de estratégias destinadas a realizar estudos e pesquisas sobre o comportamento leitor do brasileiro, com o objetivo de orientar políticas públicas e promover ações voltadas para o fomento à leitura e para o acesso aos livros, especialmente voltado ao pleno letramento, à melhoria da educação e à inclusão cultural da população brasileira que não tem acesso ao livro e aos bens culturais.

O Instituto conta com recursos financeiros das contribuições das entidades do livro: Abrelivros, CBL e Snel, além de contribuições voluntárias de editoras, de outras empresas ou organizações civis, para desenvolver as pesquisas e projetos próprios ou apoiar projetos de estímulo à leitura e promoção de acesso ao livro desenvolvidos por outras organizações.

O IPL propõe-se a dar agilidade e transparência à execução das ações, oferecendo alternativas para o poder público, para outras organizações e estabelecendo parcerias voltadas à efetiva implementação dos seus principais eixos estratégicos e ações orientadas pelos seus objetivos.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor.

Visão

Ser uma instituição eficaz e reconhecida pela sua capacidade de buscar recursos, desenvolver metodologias e de promover projetos de responsabilidade social voltados à promoção da leitura, bem como ser reconhecida pela sua capacidade de implementar e apoiar ações voltadas ao desenvolvimento da capacidade leitora da sociedade brasileira, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas, oferecendo efetivo apoio e buscando alternativas para o desenvolvimento de políticas e programas de governo, tornando-se referência no desenvolvimento de pesquisas e projetos na área do livro e da leitura.

Princípios

O Instituto deverá orientar suas ações sempre voltado à promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Deverá atuar com total isenção política, partidária ou quanto a interesses empresariais de seus associados, privilegiando sempre as ações e projetos que atendam a seus princípios, objetivos, plano de ações e metas previamente estabelecidas. Deverá também ter transparência absoluta e austeridade rigorosa na gestão dos recursos, pragmatismo e rigor na escolha das ações a serem apoiadas e financiadas.

Objetivos

Contribuir para a melhoria dos indicadores e de hábitos de leitura do brasileiro, como condição de inclusão cultural e desenvolvimento sustentado, por meio do apoio e/ou da promoção de ações voltadas a fomentar a leitura e o acesso ao livro no Brasil. 

Objetivos específicos

  • Promover estudos e pesquisas voltadas a conhecer os hábitos de leitura dos brasileiros, os indicadores de leitura, as formas de acesso ao livro e o uso de bibliotecas;
  • Promover, incentivar e buscar formas de consolidar o hábito da leitura;
  • Promover ações voltadas à melhoria do acesso ao livro;
  • Promover ou apoiar e difundir programas de formação de educadores, bibliotecários e mediadores de leitura desenvolvidos por outras organizações;
  • Fortalecer a imagem de responsabilidade social da cadeia produtiva do livro;
  • Promover a ampliação da base de apoio ao livro e à leitura entre as entidades do livro e culturais;
  • Promover estudos e desenvolvimento de metodologias/tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos sobre o tema leitura e livro, bem como buscar experiências bem-sucedidas em outros países.

Formas de atuação

O Instituto se propõe a desenvolver suas atividades por meio da concepção e/ou execução direta de programas, projetos e planos de ação, ou a apoiar projetos e programas promovidos por outras organizações. Para isso, o Instituto, baseado em seu estatuto, pode estabelecer acordos, convênios e parcerias com empresas e entidades públicas, privadas e/ou sociedades qualificadas como Oscips nacionais e internacionais.