O Ministério da Cultura (MinC) lançou nesta quarta-feira (5) o edital do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023. A iniciativa vai agraciar 40 obras inéditas escritas por mulheres com um valor total de R$ 2 milhões, sendo R$ 50 mil para cada escritora, o que torna a premiação literária a maior, no montante, do país. As inscrições são gratuitas e se iniciam no dia 12 de abril, vão até o dia 10 de junho, e deverão ser feitas exclusivamente por meio do sistema Mapas Culturais do Ministério. Clique aqui para ler o edital.

O prêmio é uma ação da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Ele atende aos princípios e às diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional de Leitura e Escrita.

O título do Prêmio homenageia uma das mais importantes escritoras brasileiras do século 20: Carolina Maria de Jesus. Em seu primeiro livro, Quarto de despejo: o diário de uma favelada, publicado em 1960, Carolina escreve um registro incontornável da realidade brasileira a partir do seu ponto de vista, uma mulher negra, empregada doméstica e com muitas dificuldades financeiras. A obra foi traduzida em 13 línguas e vendida em mais de 40 países.

https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2017/