O Instituto Pró-Livro lançou durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro Retratos da Leitura no Brasil 3. O maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura dos brasileiros virá em sua 2ª edição com mais informações, tabelas e textos acerca de diversos temas analisados por especialistas, baseado na 3ª Edição da pesquisa e na comparação desses resultados com o das duas edições anteriores.
O lançamento aconteceu no dia 15/08/2012, no espaço Livros & Cia, às 12h30. Durante o evento estiveram presentes autores dos artigos para sessão de autógrafos, além da presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa, e do presidente da Imprensa Oficial, Marco Antonio Monteiro. No mesmo dia, às 11 horas, houve um Painel que promoveu um debate entre o público e autores do livro Retratos da Leitura no Brasil 3. Entre os debatedores estiveram os autores Maria Antonieta A. Cunha, da UFMG e da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (DLLL-MINC), Sérgio Antonio da Silva Leite, diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, e Fabiano dos Santos Piúba, subdiretor de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional de Fomento para o Livro na América Latina e Caribe – CERLALC, e a mediadora Zoara Failla, organizadora do Livro e coordenadora da Pesquisa pelo IPL.
Com coedição do Instituto Pró-Livro e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP e o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares – Abrelivros, da Câmara Brasileira do Livro – CBL e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros – SNEL, a obra tem como expectativa contribuir para que esses estudos possibilitem avaliar e orientar políticas públicas e ações do governo, organizações não governamentais e entidades do livro, voltadas a melhoria dos indicadores de leitura e acesso ao livro no Brasil.
O Retratos da Leitura no Brasil 3 é o resultado de projeto editorial do Instituto Pró-Livro, e teve uma tiragem inicial de duas mil unidades e 344 páginas, divididas em duas partes.
Na primeira trouxe a introdução de Zoara Failla, organizadora do projeto, escrevendo sobre o comportamento leitor do brasileiro segundo a Pesquisa. No capítulo I, a presidente da Academia Brasileira de Letras e escritora Ana Maria Machado, assina o Sangue nas Veias. Sérgio Leite é o autor do capítulo II, Alfabetizar para Ler. Ler para conquistar a plena cidadania.
No capítulo III, é a vez de Maria Antonieta Cunha escrever sobre O Acesso à Leitura no Brasil – os recados da “Retratos da Leitura”. No capítulo IV, a autora Tania M. Kuchenbecker Rösing, da Universidade de Passo Fundo, escreve sobre Esse Brasil que Não Lê. No capitulo V Ezequiel Theodoro da Silva, da UNICAMP, Cole e ABL, fala sobre A Escola e a Formação de Leitores.
A escritora Regina Zilberman, da UFRS, é a autora do capítulo VI, Ler é Dever, Livro é Prazer?. No capítulo VII, a editora e presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Isis Valeria Gomes, escreve Retrospectiva – O acesso ao livro e à leitura pelos jovens no Brasil. O capítulo VIII trata acerca de Não existe almoço grátis, escrito por Felipe Lindoso, antropólogo e estudioso do mercado editorial e das políticas públicas para o livro no Brasil.
O capítulo IX fala sobre A Cadeia Produtiva do Livro e a Leitura, escrito por Fabio S. Earp e G. Kornis, da UFRJ. O capítulo X traz O rumo está certo. Agora, é acelerar!, assinado por Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura.
Marisa Lojolo, da Unicamp e Mackenzie, escreve no capítulo XI sobre Livros, leitura e literatura em oito anotações. O capítulo XII é sobre Retratos do Comportamento Leitor – o impacto das ações de fomento a leitura, escrito por José Castilho Marques Neto, do Editora UNESP e da Associação Brasileira de Ensino Universitário.
O capítulo XIII, último dessa primeira parte, fala sobre “Comportamento do Leitor e o acesso ao livro nos países da Ibero América – estudos e recomendações pelo CERLALC”. Esse capítulo está dividido em dois tópicos.
Bernardo Jaramillo escreve o Comportamento do leitor e hábitos de leitura: comparativo de resultados em alguns países da América Latina, e Fabiano dos Santos Piúba, escreve Por uma Leitura dos Retratos. Ambos fazem parte do CERLALC – Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe.
A segunda parte do livro traz os resultados da 3ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o histórico, objetivos, metodologias, inovações e considerações sobre o índice de leitura de 2011, segundo o Ibope Inteligência. Traz também, os principais resultados da pesquisa, com tabelas, gráficos, perfil da amostra e definição de leitor e não-leitor.
(Necessita do programa Adobe Acrobat Reader)