A Linha de Leitura e o método holandês de aprendizagem

Conheça um projeto didático voltado para o aprendizado e desenvolvimento do hábito de leitura compreensão e interpretação textual de alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Linha de Leitura é baseado em metodologias holandesas para o ensino de leitura nessa faixa etária e na experiência profissional da professora Lilia Pontoni Wachowicz no Brasil e na Holanda. De uma forma lúdica (leitura deleite) e estruturada (diariamente), durante 3 a 5 anos, são lidos até 100 livros infantis e infanto-juvinis e 90 textos de diferentes complexidades, classificados em 8 níveis de leitura. A leitura é feita em duplas de alunos que estão no mesmo nível, que são pre-determinadas por testes específicos de leitura. Diariamente, de 15 a 30 minutos, cada aluno lê, em voz alta, um trecho do livro para o outro, ajudando-se mutuamente na correção da leitura. O Linha de Leitura surgiu da observação da autora, residente na Holanda referente ao alto nível de leitura do povo holandês, seu hábito de ler e da experiência de 10 anos como professora em escolas holandesas com métodos de leituras para alunos de 7 a 12 anos, semelhantes ao apresentado. Esses métodos são exigidos pelo ministério de educação da Holanda e aplicados nas escolas desde os anos 70. Durante, ou logo após a alfabetização, o aluno inicia sua linha de leitura – um registro do seu desenvolvimento na leitura, com suas facilidades e dificuldades, que termina somente quando atingir o nível máximo. Testes individuais de leitura específicos para cada um dos níveis avaliam se o aluno pode, ou não, passar para o nível seguinte. Como o projeto se organiza? Como existem diferentes níveis de leitura dentro de uma sala de aula é necessário que, antes de iniciar suas “linhas de leitura”, os alunos sejam nivelados aplicando-se um teste inicial de leitura individual. A partir do resultado, levando-se em consideração a proximidade do nível e empatia entre os alunos, determinam-se duplas denominadas “duplas de leitura”. A dupla seguirá lendo os mesmos livros, por isso, são necessários 02 exemplares de cada texto ou título em questão. Cada nível contém até 20 títulos e 15 textos. As “duplas de leitura” não precisam necessariamente ser as mesmas durante todo o ano letivo. Isso dependerá do desenvolvimento de cada um, após terem lido juntos todos os títulos do nível que se encontram. A compra, preparação do material, cópias, encadernações, seleção, classificação dos livros em níveis e marcação das cores, é feita na fase inicial da implantação, enquanto os testes iniciais estão sendo realizados com os alunos envolvidos. Em sala de aula a leitura é diária e estruturada (15 a 30 minutos consecutivos). As duplas de leitura sentam-se lado a lado e leem o mesmo título (ou texto), ou seja, cada qual lê o seu exemplar do livro em voz alta, um para o outro, revezando dessa maneira a leitura. A leitura deverá ser intercalada, ou seja, cada um deverá ler uma frase, um parágrafo ou uma página para o outro, dependendo do nível de leitura que se encontram. Durante o período da leitura todo o material armazenado no ”carrinho da leitura” (circula pela escola) deve estar na sala de aula e, caso necessário, os alunos deverão ter autonomia para ir sozinhos fazer a troca dos livros ou textos, sem precisar da ajuda do professor. Cada aluno recebe um marcador que contém a lista dos títulos e textos a serem lidos em cada nível. O aluno deve marcar (ou assinalar) no seu marcador, o título ou texto que acabou de ler. A leitura dos títulos não precisa obedecer a ordem da lista descrita no marcador, mas todos os títulos e textos deverão ser lidos. Os livros de cada nível de leitura são identificados com fita adesiva da mesma cor que a cesta colorida onde se encontram no carrinho, facilitando o reconhecimento do material procurado por cada aluno durante a leitura. Quando a dupla termina a leitura de todos os textos e títulos do nível em que se encontram, devem ler livros extras (disponíveis no carrinho de leitura), até que a dupla seja testada para definir-se o próximo nível de leitura. O teste (duração de alguns minutos) é aplicado individualmente pelo pedagogo responsável pelo andamento do projeto, ou pelo professor responsável pela turma, o que varia de escola para escola. Os testes de leituras avaliam o fator tempo e precisão da leitura, ou seja, o aluno deve fazer a leitura “de primeira mão” do texto apresentado, num determinado tempo, cometendo um número máximo aceitável de erros, o que varia de um nível para outro. Caso um dos alunos da dupla, não passe no teste, deve repetir a leitura de todos os textos (e/ou livros) do mesmo nível. Novas duplas serão determinadas, adequando-se novamente os níveis de leitura. Como atividade de reforço, caso o aluno precise repetir a leitura do nível que ainda não está dominando, deverá ler também uma lista de palavras (agrupadas por sua semelhança fonética) determinadas a partir do resultado do último teste de leitura, para ler o que for necessário de acordo com as suas dificuldades gramaticais. Alunos com problemas de leitura e/ou distúrbios de aprendizagem são avaliados e trabalhados de forma diferente da descrita acima, dependendo de suas capacidades e limitações, de comum acordo com escola e os profissionais que conhecem o histórico do desenvolvimento do aluno em questão. O Linha de Leitura respeita o tempo a facilidade e o interesse de cada aluno. Sendo assim, alguns alunos passarão de nível mais rapidamente que outros e na mesma turma, os alunos estarão em diferentes níveis de leitura. Cada aluno é acompanhado individualmente e seus resultados são registrados e arquivados. Como o projeto acompanha o aluno por no mínimo 3 anos, os testes de leitura (de todos os níveis), assim como suas específicas dificuldades gramaticais, enfrentadas e superadas no decorrer dos anos, devem estar disponíveis nesse período a todos os profissionais envolvidos, caso necessário.