Professores leitores formam alunos que leem

Em comemoração ao Dia dos Professores, selecionamos projetos cadastrados na Plataforma Pró-Livro, organizados em escolas e coordenados por docentes. Inspire-se e ajude a tornar o Brasil em um país de leitores A formação leitora de crianças depende de alguns fatores que precisam ser trabalhados juntos. Além de ter contato com livros em casa, por exemplo, é fundamental que práticas leitoras realizadas sejam realizadas no ambiente escolar. E muitos professores têm cumprido esse papel brilhantemente.  Por outro lado, é sabido que ainda existem lacunas de diversas natureza na educação pública (infraestrutura, formação de professores etc), que impedem o desenvolvimento e a manutenção da prática leitora dos alunos. “A escola não tem conseguido formar leitores para sempre. Apesar de ler mais do que o brasileiro em geral, enquanto estudante, nossos jovens leem principalmente para cumprir com uma tarefa escolar”. afirma Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro. “Eles leem por obrigação e não porque foram despertados para o prazer da leitura. Deixam de ler quando saem da escola”, diz. Segundo a Pesquisa, professoras e professores têm papel fundamental como influenciadores para a leitura. Ao mesmo tempo, preocupa o fato de que 37% dos professores respondam que “gostam pouco” ou “não gostam de ler”. O levantamento indica a necessidade de professores leitores para compartilhar e indicar suas aventuras pela ficção com os alunos das escolas e das universidades. Inspirações Na Plataforma Pró-Livro há diversos projetos de leitura inspiradores realizados em instituições de ensino. Dentre eles destaca-se o “Um pé de biblioteca”, realizado na Escola Municipal João XXIII, que fica no município baiano Licínio de Almeida (744 quilômetros distante da capital Salvador). O projeto adotou como sede uma grande árvore do pátio da escola. Abaixo dela foi construída uma pequena praça de leitura, com bancos e casinhas feitas de madeira, para colocar os livros. Pelo espaço encontram-se espalhadas frases e imagens literárias. O cenário convidativo e o trabalho realizado pelos professores despertam o gosto pelo prazer em ler nas crianças. O “Um pé de biblioteca” possui uma escala por turma: professores ou voluntários levam os alunos para o pé de biblioteca, uma vez por semana, e lá realizam diversas atividades voltadas a práticas de leitura, como: acompanhamento de tarefas escolares, leitura dialógica, leitura deleite, contação de histórias, teatro etc. Outra iniciativa interessante é a Sacola da Leitura, desenvolvido no Sesi de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro. O projeto é desenvolvido em etapas ao longo do ano. Cada aluno recebe uma sacola (tecido cru) e confecciona um desenho que represente sua própria família. Após a confecção das sacolas, os estudantes vão toda a semana à biblioteca apreciar e escolher livros de diversos gêneros, pré-estabelecidos pela equipe, para que possam levá-los para casa e compartilhar com seus familiares. Você é professor e realiza boas práticas de leitura? Então compartilhe seu relato com a gente nos comentários! Ele pode ser publicado aqui na Plataforma. O IPL parabeniza todos vocês pelo seu dia!