Guia on-line de títulos espanhóis é lançado no Brasil

O portal New Spanish Books, criado pela Embaixada da Espanha, entrou no ar em português, com o intuito de apresentar às editoras do Brasil o mercado editorial espanhol Lançado em outubro no Brasil, o site New Spanish Books é uma iniciativa do ICEX, Espanha Exportação e Investimentos, desenvolvida pelo Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha, em São Paulo. O objetivo da página é divulgar os títulos espanhóis cujos direitos autorais para o mercado brasileiro estão disponíveis. O New Spanish Books já está em funcionamento na Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Nesse guia, os interessados no mercado editorial espanhol encontram uma seleção produções espanholas recentes, além informes de leitura sobre de cada uma delas, feitos por um time de especialistas. Essa seleção é atualizada anualmente. De acordo com o Anuário de Estatísticas Culturais 2016, publicado pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, o setor de livros e imprensa representa 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol – e 34,1% do PIB relacionado apenas ao setor de atividades culturais. A Espanha figura como uma das principais potências editoriais no mundo, com média de 79 mil títulos lançados anualmente. Desse total, 97,6% são de primeira edição, apenas 2,4% se referem a reedições. De acordo com a Federação de Editores Europeus, o país é um dos principais mercados daquele continente, tanto em disponibilidade de títulos (está em quinto lugar, atrás de Reino Unido, Alemanha, França e Itália) como em publicação de novidades (quarto lugar, depois de Reino Unido, Alemanha e França).