Entrevista: Viviane Lordello, cofundadora do Skoob, vencedor do Prêmio IPL 2016

A maior rede social para leitores do Brasil, com mais de quatro milhões de usuários cadastrados, vencedora do Prêmio IPL 2016: eis uma breve descrição para o Skoob, espécie de Facebook para os amantes da leitura que já conquistou mais de 4,7 milhões de usuários. A rede funciona como uma estante virtual, na qual é possível não só colocar os livros que cada usuário já leu, como aqueles que ainda deseja ler. Há muitas interações possíveis: adicionar pessoas, criar espaços literários, marcar e avaliar os livros que já leu, está lendo ou abandonou, participar de grupos literários separados por temas, seguir autores e editores favoritos. A rede ainda conta com um programa de troca de livros interno. Recentemente, os criadores da Plataforma fundaram um clube de assinaturas de livros, com o intuito de apresentar ao público autores e obras que podem agradá-lo e, assim, contribuir ainda mais para a transformação do Brasil em um país de leitores. Conversamos com a cofundadora do Skoob, Viviane Lordello, para saber mais detalhes sobre as novas empreitadas da rede social, sobre a importância do Prêmio IPL para a empresa e sobre os planos para o futuro. Veja o que ela disse: Plataforma Pró-Livro: De que forma redes sociais como o Skoob contribuem para a formação de novos leitores de literatura? Viviane: As redes sociais atualmente são decisivas no compartilhamento de hábitos de consumo. Uma pessoa que tem amigos com hábito da leitura tende a seguir também este hábito. Mídias sociais como o Skoob mostram para as pessoas que ler faz bem, que a leitura não só traz entretenimento, mas contribui para a formação da pessoa ampliando suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Sem as redes sociais o potencial leitor não teria facilidade para tomar contato com pessoas que partilham os prazeres da leitura, exceto se os pais fossem leitores, coisa que infelizmente não acontece sempre. Plataforma Pró-Livro: Qual é o perfil do público da plataforma? Ele se transformou ao longo dos anos? Viviane: O público do Skoob é eminentemente formado por jovens que desde cedo partilham o hábito da leitura. Atualmente o Skoob possui mais de 4,7 milhões de usuários, o que representa um crescimento muito grande ano a ano, mas, coincidentemente, o perfil do publico não se altera nos anos, mantendo a base de leitores bastante jovem. Plataforma Pró-Livro: O que representa para o Skoob ter ganhado o reconhecimento do Prêmio Retratos da Leitura? Viviane: Ficamos extremamente felizes, pois quando começamos jamais poderíamos imaginar que conseguiríamos contribuir para o compartilhamento de hábitos de leitores de mais de 4,7 milhões de leitores. Esse é o maior reconhecimento que poderíamos receber e a premiação veio mostrar que estamos no caminho certo e que devemos nos manter firmes no nosso propósito inicial. Plataforma Pró-Livro: Qual é a importância de Prêmios que valorizam projetos de mídia que tratam do universo literário e da formação de leitores literários? Viviane: Esses prêmios são de fundamental importância para toda a cadeia de livros, pois contribui decisivamente na divulgação de ações que beneficiam todas as pontas da cadeia: leitores, autores, editores, distribuidores e livreiros. Plataforma Pró-Livro: Premiar elos da cadeia produtiva do livro fortalece o setor como um agente poderoso na transformação do Brasil em um país de leitores? Viviane: Sem dúvida, quanto mais divulgação, quanto mais profissionais e empresas envolvidas no mercado literário maior a chance de o Brasil se tornar um país de leitores, o que certamente impactará em todo o desenvolvimento do país por meio de uma população cada vez mais esclarecida cientes de seus direitos e deveres, e de profissionais cada vez mais qualificados que contribuirão para o desenvolvimento do país como um todo. Plataforma Pró-Livro: O Skoob acaba de lançar um clube de assinaturas de livros? Como ele funciona? Quais são as expectativas para esse novo produto? Viviane: Sim, lançamos recentemente o Clube Skoob. Temos duas opções de planos, um básico (R$ 59,90) e outro especial (89,90), nos quais, todos os meses, nossos assinantes recebem uma caixa contendo com livro surpresa e muitos brindes relacionados ao tema do mês, promovendo uma experiência de imersão ao universo literário. Nossa expectativa é oferecer a nossa base de leitores uma oportunidade de a cada mês ter contato com livros de qualidade, escolhidos por meio de uma curadoria que envolve leitores e editores, e junto com esse livro, com produtos relacionados que vão certamente ampliar essa experiência do leitor, ajudando também novos leitores a tomarem gosto pela leitura e a conhecerem livros que talvez não comprariam.