Entrevista: Zoara Failla faz um balanço sobre o Prêmio IPL

A coordenadora da premiação e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, maior levantamento sobre hábitos leitores no Brasil,  fala sobre objetivos e particularidades da segunda edição do Prêmio IPL Conte um pouco sobre os acessos da Plataforma e sobre o último ano do IPL. A Plataforma foi lançada em abril de 2017, com o objetivo de mapear e difundir projetos de fomento à leitura que são realizados em todo o Brasil. Uma ferramenta importante para conhecer esses projetos e, também, para acolher as inscrições para O Prêmio IPL Retratos da Leitura. Foi uma surpresa para nós constatar que a Plataforma, apesar de tão jovem, em agosto de 2017, teve mais de 10 mil acessos durante o período de inscrições para a premiação. Esse número ganha relevância se considerarmos que são acessos de pessoas que tiveram interesse em conhecer uma plataforma de projetos de leitura. Isso é muito significativo! Ao lançar a plataforma, tínhamos um receio: como, em tão pouco tempo, divulgar a plataforma e conseguir o cadastro de projetos que acontecem em todo o Brasil? Será que as pessoas que promovem ações de fomento a leitura iriam atender ao nosso chamado? Toda nossa equipe se mobilizou para divulgar a plataforma: surgiu a Newsletter; elaboramos emails marketing; fizemos contatos “estratégicos” e reuniões com parceiros. E logo em seguida chegou o resultado: foram 300 usuários cadastrando projetos para concorrerem ao Prêmio, em três meses de existência da Plataforma. Foi uma boa surpresa! Sem dúvida, devemos dar os parabéns a quem pensou nas boas estratégias de divulgação. Mas, esses números revelam algo que, a meu ver, tem um significado mais importante: se 300 projetos foram cadastrados em tão pouco tempo, isso nos traz esperança. Pois revela que muitos outros projetos de fomento à leitura, tão bonitos e exitosos quanto esses, devem estar acontecendo pelo Brasil. Desses cadastrados, 115 projetos foram habilitados para concorrer ao Prêmio, pois atenderam aos requisitos quanto à categoria, ao tempo de existência e a outros. Todos bastante qualificados. Agradecemos a todos os que acolheram nossa chamada e apresentaram seus projetos. Mesmo que não tenham concorrido ao Prêmio, eles estarão compondo o mapeamento de projetos na Plataforma e poderão ser acessados e conhecidos. Como foi o processo de seleção? Na primeira edição, nós pedimos a especialistas que indicassem projetos que já eram reconhecidos. Desta vez, com a Plataforma, tivemos o diferencial de abrir as inscrições voluntárias, o que nos possibilitou descobrir projetos lindos que acontecem em todo o Brasil e que são pouco divulgados ou conhecidos. Para a seleção, contamos com uma comissão de especialistas que possuem diferentes experiências na área da leitura. Temos entre eles alguns vencedores da edição passada. Essa Comissão nos ajudou a definir critérios para a escolha dos premiados. Foram mantidas as mesmas categorias da primeira edição, projetos de fomento à leitura e difusão do livro promovidos por: bibliotecas, empresas da cadeia produtiva do livro, organizações sociais civis e mídias. E quais são os planos para o futuro do Prêmio e da Plataforma? Conexão é uma palavra muito forte para orientar nossas ações para o futuro. A  Plataforma é uma ferramenta digital, que já revelou,  que conecta pessoas que acreditam no poder transformador da leitura, e, que, também, mapeia e difunde projetos e ações de fomento a leitura. Penso que devemos usar essa ferramenta para promover ou facilitar essa conexão, além de mobilizar outros autores e promotores de projetos que ainda não estão na Plataforma. Queremos promover a troca de experiências, ideias, estudos, e, também, de angústias e desafios. Isso é fundamental. Como facilitar o encontro entre aqueles que já estão realizando projetos exitosos e aqueles que estão querendo iniciar, que possuem alguma dificuldade. “Conexão” traduz o que pensamos e é o nosso desafio para o futuro.