A possível e necessária integração de bibliotecas e escolas públicas

Sua escola não possui biblioteca? Faça da dificuldade uma ótima oportunidade para fazer um trabalho integrado com os acervos públicos de seu território.  Conheça as estratégias da única biblioteca paraense de Abaetetuba para fazer um trabalho de leitura que integre bibliotecas e instituições de ensino públicas Desde 2015 é realizado na biblioteca municipal Miguellina Bitencourt de Araújo, localizada no município de Abaetetuba, a pouco mais de 100 Km da capital, o projeto Desabrochar, com a proposta de ensinar e incentivar o hábito de ler em crianças crianças e adolescentes do município. Finalista do Prêmio IPL 2017, o Desabrochar se realiza graças ao esforço de voluntários que atuam na formação de leitores, oferecendo e dando a conhecer materiais da biblioteca, utilizando os bens culturais já existentes e fazendo deles instrumentos de ação e mudança. Eles oferecem a crianças e adolescentes, a oportunidade de terem um contato direto com o maior número possível de atividades portadoras da língua escrita e que trabalham o processo de aquisição da leitura, bem como, à outras práticas educativas consideradas de fundamental importância para que se dê uma formação de qualidade. Ações desenvolvidas pelo projeto Montagem de uma escala compartilhada entre os professores responsáveis pelo atendimento, a fim de organizarem a seleção e arrumação dos recursos que constam no espaço do cantinho, facilitando assim, o acesso por parte do usuário, bem como, a organização do trabalho da biblioteca; Período de divulgação dos trabalhos da biblioteca, incluindo os do cantinho, sendo este realizado em escolas, igrejas, ONGs, associações e outras entidades ligadas à educação/folders; Orientações, por meio do diálogo direto com o usuário, bem como, a partir do uso de recursos em DVD, CD, músicas, encadernados, registros históricos, jornais, revistas entre outros; Palestras e oficinas, com temas diversificados e condizentes com a realidade de cada momento; Concursos internos, trabalhando o calendário escolar, priorizando as datas referentes ao miriti fest, semana de arte e folclore e semana da criança; Oficinas e aulas práticas, sobre dramatização e musicalidade; Oficinas para produção de enfeites, jogos e brinquedos; Utilização da tenda móvel e dos recursos que auxiliam no processo de aquisição da leitura; Aulas expositivas e dialogadas, com a utilização de jogos, vídeos e brincadeiras; Realização de gincanas, com temas diversificados; Exposições de recursos científicos, culturais e artesanais, sendo realizadas dentro e fora do espaço da biblioteca; Aulas práticas e lúdicas, como estratégia de apoio aos alunos que apresentam dificuldade de aquisição da leitura e escrita; Aulas práticas e lúdicas, como forma de incentivo ao estudo das características, dos movimentos e valores das peças de xadrez. Gostou do trabalho? Então clique aqui e curta o perfil da biblioteca no Facebook.