Passo 3: Diagno?sticos e informac?o?es

Dispor de nu?meros e ana?lises ajuda a minimizar os riscos de cometer equi?vocos e, ainda, a fazer novas leituras sobre a realidade local, contribuindo para que as deciso?es sobre o Plano na?o sejam tomadas com base em impresso?es parciais e/ou subjetivas do cena?rio local Desde o ini?cio do processo de formulac?a?o do Plano e? fundamental que este esteja embasado em dados e informac?o?es. Muitas delas esta?o disponi?veis em pesquisas e levantamentos realizados por instituic?o?es de pesquisa pu?blicas e privadas. Sempre que for possi?vel, e? recomenda?vel realizar estu- dos e pesquisas que ajudem a definir metas e embasar deciso?es para o Plano. Essas informac?o?es podem ser de tipo quantitativo, como, por exemplo:

  • indicadores socioecono?micos e de bens culturais do munici?pio ou estado;
  • pesquisa sobre consumo de livros pela populac?a?o;
  • pesquisa sobre o comportamento leitor da populac?a?o;
  • indicadores de analfabetismo e escolaridade (nu?mero de matri?culas, desempenho, evasa?o, repete?ncia etc.);
  • indicadores da produc?a?o editorial e atividade econo?mica relacionada a? cadeia produtiva do livro se instaladas no estado ou munici?pio;
  • nu?mero e situac?a?o das bibliotecas pu?blicas (municipais, estaduais, comunita?rias, escolares, tema?ticas, universita?rias, estaduais etc.);
  • informac?o?es sobre os acervos de livros e outros materiais disponibilizados pelas bibliotecas;
  • nu?mero de livrarias existentes no munici?pio e respectivos estoques;
  • nu?mero de entidades da sociedade civil que realizam atividades relacionadas ao tema livro e leitura;

Elas tambe?m podem ser de tipo qualitativo, como, por exemplo:

  • perfil cultural do munici?pio ou estado entrevistas com leitores e na?o leitores para conhecer suas motivac?o?es, prefere?ncias, pra?ticas e ha?bitos de consumo;
  • estudos de caso ja? realizados por outros processos ou instituic?o?es que tenham alguma relac?a?o com o tema livro e leitura na localidade;
  • levantamento das pra?ticas e ha?bitos de leitura dos frequentadores de bibliotecas, pontos de difusa?o da leitura, escolas, livrarias etc.;
  • levantamento sobre os modos de ler nas diferentes regio?es e nos diversos espac?os existentes e considerando os variados suportes, desde livros, jornais, revistas e HQs ate? os livros digitais, em braille, audiolivros e a leitura de textos na internet.

Tambe?m e? recomenda?vel:

  • levantar o maior nu?mero possi?vel de dados relacionados ao munici?pio ou estado em pesquisas como as realizadas pelo Munic-IBGE, Ipea, Unesco, OEI, OEA, Confederac?a?o Nacional dos Munici?pios, As- sociac?a?o Brasileira de Munici?pios, Frente Nacional de Prefeitos e o?rga?os da administrac?a?o pu?blica como Subche a de Assuntos Federativos da Preside?ncia da Repu?blica, Ministe?rio da Educac?a?o, Minis- te?rio da Cultura, Plano Nacional do Livro e Leitura, Secretaria de Estado da Cultura etc.;
  • solicitar aos parceiros a disponibilizac?a?o de dados e pesquisas relacionadas a sua atividade econo?mica ou social;
  • envolver as universidades e/ou especialistas em livro e leitura da regia?o na realizac?a?o de pesquisas;
  •  estabelecer os peri?odos e os responsa?veis pelos estudos e pesquisas em cada etapa do processo de formulac?a?o e execuc?a?o do Plano, evitando sobreposic?a?o e desperdi?cio de recursos;
  • converter a pra?tica de investigac?a?o e pesquisa, assim como o pro?prio monitoramento, em ac?a?o do PELL ou PMLL.

IMPORTANTE: esse tipo de levantamento pode ser feito com pequenos investimentos e mesmo sem custo e abranger va?rias secretarias municipais, autarquias, departamentos e entidades da sociedade civil. Veja em anexo o modelo de roteiro e exemplos de instrumentos que podem ajudar na realizac?a?o de diagno?sticos em seu munici?pio.