Guia de criação do PLL: Eixos temáticos

Os eixos tema?ticos devem ter como refere?ncia o Plano Nacional. Mas seu desenho final devera? sempre levar em conta as peculiaridades locais e devera? ser legitimado mediante ampla participac?a?o da comunidade. Esses eixos servem para orientar a formulac?a?o do plano e ajudam a evitar abordagens limitadoras e viso?es distorcidas dos problemas a serem enfrentados O que e?? A func?a?o do eixo tema?tico e? ajudar a sistematizar programas e ac?o?es a partir de a?reas estrate?gicas de atuac?a?o, pore?m de forma transversal. Isso facilita a divisa?o de tarefas entre as va?rias a?reas da administrac?a?o pu?blica, da iniciativa privada e da sociedade para a soluc?a?o dos problemas apontados. Tambe?m impede o isolamento dos atores e a sobreposic?a?o das iniciativas, geralmente com desperdi?cio de tempo e recursos. Como fazer? Sa?o basicamente os mesmos eixos do Plano Nacional, mas podem e devem ser adaptados de acordo com as realidades locais, as principais dificuldades e as potencialidades do munici?pio. O diagno?stico e? muito importante aqui. Eixo 1 – Democratizac?a?o do acesso

  • Revitalizac?a?o da(s) biblioteca(s) pu?blica(s) instalada(s).
  • Implantac?a?o de novas bibliotecas (ramais, comunita?rias, escolares, universita?rias, tema?ticas etc.). • Articulac?a?o e fortalecimento de redes de bibliotecas.
  • Conquista de novos espac?os de leitura.
  • Distribuic?a?o de livros gratuitos.
  • Melhoria do acesso ao livro e a outras formas de expressa?o da leitura.
  • Incorporac?a?o e uso de tecnologias de informac?a?o e comunicac?a?o.

Eixo 2 – Fomento a? leitura e a? formac?a?o de mediadores

  • Programas de capacitac?a?o de educadores, biblioteca?rios e outros mediadores da leitura.
  •  Projetos sociais para fomentar a pra?tica social da leitura.
  • Estudos e fomento a? pesquisa nas a?reas do livro e da leitura.
  • Pre?mios e reconhecimento a?s ac?o?es de incentivo e fomento a?s pra?ticas sociais de leitura.
  •  Sistemas de informac?o?es nas a?reas de bibliotecas e do mercado editorial.
  •  Apoio e esti?mulo para participac?a?o em pre?mios regionais, nacionais.

Eixo 3 – Valorizac?a?o da leitura e da comunicac?a?o

  • Campanhas na imprensa local e em lugares de acesso pu?blico para desenvolver maior conscie?n- cia sobre o valor social do livro e da leitura.
  • Ac?o?es para converter o fomento a?s pra?ticas sociais da leitura em poli?ticas de estado no a?mbito local.
  • Publicac?o?es impressas e outras mi?dias dedicadas a? valorizac?a?o do livro e da leitura.

Eixo 4 – Apoio a? criac?a?o e ao consumo de bens de leitura

  • Apoio aos autores locais (edic?o?es independentes, contatos com editoras, o cinas de formac?a?o).
  • Apoio para o desenvolvimento de cadeias locais de produc?a?o do livro (editoras, livrarias, distribuidoras, bancas, gra? cas-editoras e outros pontos de venda).
  • Fomento a? distribuic?a?o, circulac?a?o e consumo de bens de leitura.

Conheça os passos anteriores: Introdução Justificativa e princípios norteadores Diagno?sticos e informac?o?es Criação do grupo de trabalho por formulação participativa