Prêmio IPL 2018: finalistas da categoria Mídias

Augusto Assis e Tatiany Leite, apresentadores do canal Vá ler um livro, finalistas da categoria mídias Canais do YouTube, sites, blogs, uma revista e um jornal infantil concorrem ao Retratos da Leitura 2018. Conheça cada um deles. A listagem de finalistas da categoria Mídias do Prêmio IPL Retratos da Leitura não deixa dúvidas: as mídias sociais ocupam cada vez mais um papel importante na formação de novos leitores no Brasil.  Dentre os dez indicados, cinco são canais de Youtube. Representando a mídia tradicional há apenas um jornal infantil e uma revista. “O que me surpreendeu foi que achamos uma quantidade grande de YouTubers de qualidade, além disso, todos os classificados fazem projetos que têm uma linguagem que é simultaneamente interessante para quem já é familiarizado com o tema e instigante e informativa para quem não é”, diz Manuel da Costa Pinto, da Folha de S.Paulo, membro de comissão avaliadora do Prêmio IPL.   Eis os dez finalistas da categoria mídias: Fafá Conta Tipo de mídia: Canal no Youtube Origem: Paraná (o alcance do projeto é nacional) Canal de contação de histórias que apresenta histórias com algumas crianças com as quais a apresentadora interage. A dinâmica é leve e divertida – e a seleção das histórias muito bem feita, tendo por referência livros de qualidade. Também faz atividades por meio de tutoriais com a participação de crianças. É a própria Fafá quem seleciono as histórias, edita os vídeos do canal, cuida das mídias sociais e de sua parte gráfica. Jornal Joca Tipo de mídia: Jornal infantil Organização responsável: Editora Magia de Ler Ltda Origem: São Paulo (o alcance do projeto é nacional) Primeiro e único no Brasil para jovens e crianças, o Joca foi inspirado em modelos de sucesso de todo o mundo. Escrito com linguagem apropriada para o público infanto-juvenil, traz notícias, reportagens, entrevistas e curiosidades sobre assuntos atuais do Brasil e do mundo. A publicação é quinzenal e circula em escolas públicas, privadas e em residências de todo o país. Quatro Cinco Um Tipo de mídia: Revista Organização responsável: Associação Quatro Cinco Origem: São Paulo (o alcance do projeto é nacional) A Quatro Cinco Um é uma revista voltada para o leitor de livros brasileiros. Todo mês cerca de 30 resenhas e uma ampla seção de serviço (o Listão, com mais de uma centena de novos títulos), informam sobre os lançamentos do ano, nas mais diversas áreas editoriais de interesse geral, em textos claros, didáticos e assinados por grandes e novos nomes da cultura brasileira. Vá ler um livro Tipos de mídia: Youtube e website Organização responsável: Vá ler um livro Origem: São Paulo (o alcance do projeto é nacional) Vá Ler Um Livro é um veículo de mídia com canal no YouTube, website, newsletters e redes sociais com o objetivo de propagar a literatura e a educação por meio de aulas, debates, indicações de leituras, entrevistas e desafios. Na corda bamba literatura infantil Tipo de mídia: Site Organização responsável: Na corda bamba Origem: Rio de Janeiro (o alcance do projeto é nacional) O Na Corda Bamba é um site de curadoria em Literatura Infantil que divulga obras de qualidade gráfica, textual e artística. A iniciativa também possui um canal do Youtube. É um exemplo de trabalho sério com literatura para público infantojuvenil, com ênfase no aspecto formativo. Página Cinco Tipo de mídia: blog Organização responsável: Uol Origem: São Paulo (o alcance do projeto é nacional) O blog Página Cinco é um espaço exclusivamente dedicado aos livros dentro do Uol. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis. A cigarra e a formiga Tipo de mídia: canal do Youtube e blog Organização responsável: A cigarra e a formiga Origem: Paraná (o alcance do projeto é nacional) A Cigarra e a Formiga é um canal que atende aos seus objetivos de levar a pais, mães e adultos em geral a despertarem seu olhar diante da beleza dos livros ilustrados, impactando diretamente os seus filhos. No ar há 5 anos, o blog e canal no YouTube capitaneados por Daisy Cárias traz conteúdos divertidos e dinâmicos, dando enfoque a dicas de livros e experiências leitoras. Livrada! Tipo de mídia: Diversos: site, Youtube, Facebook e Instagram Organização responsável: Livrada! Origem: Paraná Inicialmente criado como blog, em 2010, o Livrada! é uma plataforma multimídia voltada à apresentação e análise de livros, discussões sobre literatura, entrevista com autores e cobertura de festivais literários. Instagram, Facebook e Youtube são as principais redes sociais nas quais o projeto atua. Leia mulheres Tipo de mídia: página no Facebook e site Organização responsável: Leia mulheres Origem: São Paulo Criado em 2015, o Leia Mulheres é uma iniciativa que reúne pessoas – independentemente de seu gênero – para ler mulheres. O projeto conquistou diversos multiplicadores e hoje já está presente em mais de 80 cidades de praticamente todos os estados brasileiros. São dezenas de mediadoras que realizam clubes de leitura em livrarias e espaços culturais Brasil afora com o objetivo claro e estrito de ler e discutir a produção literária feita por mulheres. Ler antes de morrer Tipo de mídia: canal do YouTube Organização responsável: Ler antes de morrer Origem: São Paulo O Ler Antes de Morrer é um dos principais canais sobre literatura no YouTube brasileiro, dedicado ao comentário e ao compartilhamento de experiências de leitura de clássicos da literatura universal e brasileira, principalmente para o público adolescente e jovem.