Clube do livro da Saraiva

Por Leonardo de Sá Promovendo encontros entre o público leitor e debatedores experientes, a livraria Saraiva do shopping Rio Sul cria espaços de diálogo sobre literatura  No Rio de Janeiro, mais especificamente na Livraria Saraiva do shopping Rio Sul, nos idos de 2008, um encontro potente entre fãs de literatura começa a se estabelecer e se consolida sistematicamente pelos próximos onze anos: trata-se do “Clube do Livro”, iniciativa pioneira à época no que diz respeito à organização de espaços de fomento à leitura dentro de livrarias. Mediado por Frini Geogakopoulos e Patrícia Lima (também conhecida como Patoka), o clube começou pequeno. Mas, aos poucos, conforme iam se aglutinando leitores, curiosos, interessados e um público cada vez mais fiél ia se sedimentando, novas parcerias com editoras e autores forem sendo estabelecidas de modo que o projeto tornou-se um evento obrigatório da Saraiva do Rio Sul. Leitores internautas, leitores do Skoob, novos autores, tradutores, especialistas em HQ entre outros foram apenas alguns dos perfis que passaram a frequentar o Clube do Livro. Nestes anos de vigência, o foco do projeto tornou-se desmistificar a ideia de que a livraria e a leitura são um espaço e uma atividade elitistas, de acordo com o entendimento de que todos devem ter o acesso à fruição dos bens literários como direito inequívoco. Afinal, para desenvolver o hábito de leitura basta saber por onde começar e não parar. A cada mês, no Clube do Livro, são apresentados livros e autores dentro de um tema previamente escolhido para que seja debatido com os leitores. Ao fim do evento, acontece um sorteio de livros “É um projeto que promove o incentivo a leitura pela formação de clubes de leitores e tem um grande potencial de parcerias com a finalidade de promover doações de livro para serem distribuídos ou, por exemplo, envolver mais escolas”, aponta Vanessa Espíndola, avaliadora do Prêmio IPL Retratos da Leitura.