Indicadores LEQT no Instituto Brasil Solidário

Em entrevista à Plataforma Pró-Livro, Luis Eduardo Cardoso de Almeida Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário (IBS), comenta a importância de fazer avaliações sistemáticas em bibliotecas e como os indicadores LEQT impactaram na gestão das iniciativas do IBS. Veja o que ele disse:

 

Como foi realizado do processo com os indicadores LEQT na sua instituição?

Realizamos o processo de aplicação com os indicadores através da demanda de avaliação/ monitoramento do IBS, onde alcançamos o número de 73 Instituições parceiras envolvidos neste processo.

Quais foram os principais resultados (tanto positivos como pontos de melhoria)?

O primeiro resultado foi a participação das Instituições de Ensino, isto foi importante, pois, proporcionou o envolvimento de todos no processo de avaliação e monitoramento das ações realizadas. Outro ponto observado e importante foi que os indicadores nos permitiram a reflexão sobre os projetos, ações e práticas que desenvolvemos com as instituições parceiras e nos apresentaram um olhar através de novos conceitos e dimensões frente as atividades de incentivo à leitura literária.

O resultado desta avalição nos apresentou a necessidade permanente de monitoramento/acompanhamento das ações e projetos, com o foco e objetivo de

crescimento quanto aos indicadores LEQT, principalmente no permanente exercício das ações de fortalecimento das bibliotecas sejam elas: comunitárias, públicas ou escolares; da continuidades das ações de incentivo a leitura literária e dos projetos e práticas literárias através das formações em mediação de leitura e formação do leitor.  

Por que a sua instituição resolveu participar dele? Como eram feitos o monitoramento e a avaliação dos projetos anteriormente?

O IBS por compreender a importância da avaliação como uma ferramenta que proporciona o aprender a aprender, realiza processos de avaliações através da parceria com empresas contratadas especificamente com o objetivo de realizar avaliações externas e acompanhamento com as Instituições parceiras que nos permite o pensar e  repensar objetivos, ações e intervenções realizadas.

Qual foi a grande contribuição dos indicadores LEQT para a instituição?

Ampliar o nosso olhar frente aos projetos e ações realizadas, rever os nossos objetivos, impulsionar o desafio de estudar, aprender a aprender a cada novo desafio. E compreender que estamos permanentemente em um processo coletivo e que apesar de todas as dificuldades é importante cada passo que é dado diariamente com foco na superação de cada etapa planejada.

Como os resultados dos indicadores permitem o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas nos projetos?

Pelo planejamento, pela continuidade do monitoramento das ações, e principalmente pelo olhar que os indicadores nos proporcionaram, o olhar para o todo e o olhar para o individual. Pois, é assim que o IBS atua, atuamos pela aproximação com o outro, pela troca, pelo fazer juntos, apenas assim conseguimos atuar neste processo de transformação da educação.

Desde a implantação do sistema, quais foram os principais pontos de atenção que foram detectados e sanados? E de que forma?

O principal ponto de atenção foi a necessidade de estudar, de planejar e de continuar sempre se avaliando. Neste momento de pandemia por causa da COVID 19, a equipe IBS tem estudado e produzido o material que será utilizado nas próximas etapas de formação através da educação remota, no sistema EaD com a participação de 25 municípios parceiros. Vamos trabalhar com o acervo literário com 200 obras, site específico para formação, fascículos, vídeos, material complementar para leitura e encontros virtuais.

Os desafios de atender cada vez de forma mais criteriosa os desafios que nos são apresentados, pois cada Escola é única, cada professor e cada aluno são únicos. Trabalhar ações de incentivo à leitura, organização da biblioteca e formação do mediador é um compromisso diário.  

Deixe uma recomendação aos projetos que a partir de agora poderão contar com os indicadores LEQT na Plataforma e que ainda não estruturaram seus sistemas de avaliação ou que estão iniciando esse processo.

Participar deste processo de aplicação com os indicadores da Rede LEQT nos permitiram refletir sobre os projetos, ações e práticas que desenvolvemos com as instituições parceiras e nos apresentaram um olhar através de novos conceitos e dimensões frente as atividades de incentivo à leitura literária, organização da biblioteca, atividades de mediação de leitura e formação do leitor. O sistema de avaliação e monitoramento dos projetos é importante, pois, proporciona o aprender, o rever, o revisar, e o construir dentro de um processo permanente que é o desafio da educação.