Leitura na pandemia: Palavra de escritor

Ação de incentivo à leitura cadastrada na Plataforma Pró-Livro divulga, por meio de vídeos no YouTube, obras literárias e promove a aproximação entre leitores e autores, que dão depoimentos sobre suas experiências de escrever e publicar livros

O projeto de extensão universitária Palavra de escritor constitui-se com uma ação da Biblioteca do campus Nova Suíça (Cefet-MG) de mediação e incentivo à leitura e a escrita, divulgação de obras e aproximação entre autores e leitores. 

Para isso, os organizadores do projeto convidamo diversos(as) escritores(as) para gravar depoimentos acerca de suas obras e a experiência de escrever e publicar. Após editados, os vídeos são publicados no canal do Youtube da Biblioteca e divulgados nas redes sociais da Biblioteca e da Instituição. 

O canal já conta com mais de 30 vídeos, cuja produção está organizada nas seguintes etapas: 1. Chamada e seleção dos autores para o projeto (processo contínuo); 2. Construção do roteiro para os participantes; 3. Contato e suporte aos autores (processo contínuo); 4. Edição dos vídeos produzidos pelos autores; 5. Criação de arte gráfica para a divulgação (processo contínuo); 6. Postagem dos vídeos no canal da Biblioteca no Youtube (processo contínuo); 7. Divulgação nas redes sociais e site institucional (processo contínuo); 8. Interação com os leitores nas redes sociais do projeto (processo contínuo) . 

A iniciativa de fomento à leitura surgiu durante o isolamento social, em 2020, devido à pandemia, em que as bibliotecas das escolas e universidades foram obrigadas a repensar a sua atuação. O projeto vem de encontro a necessidade de incentivo à leitura e de aproximação, ainda que remotamente, em um contexto de isolamento social.

O Palavra de Escritor extrapola a dimensão “leitura” e aborda, nos relatos dos escritores convidados, além da temática de seus livros, as suas motivações e experiências de escrever e publicar. O projeto acontece totalmente on-line, atingindo a qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

Para assistir aos vídeos do canal, acesse: https://www.youtube.com/channel/UCub9gYNQdodrIzS8f7dTZzg/videos