9 de abril – Dia Nacional da Biblioteca – Podemos comemorar?

Infelizmente, a 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil nos diz que temos pouco a comemorar enquanto conquistas e democratização do acesso ao livro por meio das bibliotecas públicas. Somente 4% dos entrevistados (brasileiros com 5 anos ou mais) frequentam sempre uma biblioteca e 13% às vezes. Entre os que frequentam sempre, 53% utilizam as bibliotecas escolares ou universitárias. Apesar da pouca frequência, aqueles que frequentam avaliam muito bem o atendimento (96%) e as instalações (90%). O item pior avaliado é o acervo (57%), pois dizem não encontrarem os livros que procuram.

São várias as explicações para essa baixa frequência, em especial a falta de tempo e a ausência de bibliotecas próximas, como explicam os entrevistados, mas a pesquisa também revela que a biblioteca é vista pela maioria dos brasileiros como um local para estudar e para estudantes e não como um espaço para acesso ao livro e a atividades culturais por toda a comunidade. Certamente essa representação afasta aqueles que não são estudantes das bibliotecas públicas.

A ausência das bibliotecas escolares nas escolas

Outro dado que não nos anima a comemorar essa data, é a ausência de bibliotecas escolares em escolas públicas do ensino básico.
Segundo Censo realizado pelo MEC, em 2017, das 142.573 escolas públicas federais, estaduais e municipais, 61% não tinham biblioteca ou sala de leitura. Ou seja: 88.340 escolas não dispõem desse equipamento fundamental no processo de aprendizagem e do desenvolvimento do aluno.

Nas escolas particulares o percentual de instituições sem bibliotecas é menor, mas não menos preocupante. Das 37.569 escolas particulares, 27% não têm bibliotecas ou salas de leitura. Ou seja: 10.295 escolas particulares sem bibliotecas.

A preocupação fica maior ao analisar outros dados da 5ª edição da Retratos da Leitura: 64% dos estudantes do Fundamental I , que declaram ter bibliotecas em suas escolas, dependem da biblioteca escolar para ler os livros indicados pelos professores.

A questão fundamental que fica é: e os estudantes daquelas escolas que não têm esse equipamento, onde esses alunos encontram os livros indicados pelos professores? A ausência de bibliotecas impede os professores de indicarem livros de literatura para seus alunos?

Qual o impacto dessa “ausência” na aprendizagem dos alunos? Essa questão, que é recorrente em todas as edições da Retratos, levou o Instituto Pró Livro a encomendar outra pesquisa, para avaliar o impacto das Bibliotecas Escolares na aprendizagem dos alunos.

As Bibliotecas Escolares – fazem falta nas escolas?

Para avaliar o impacto das BIBLIOTECAS ESCOLARES na aprendizagem dos alunos, o Instituto Pró Livro encomendou em 2018, ao INSPER, pesquisa que foi aplicada em 500 escolas, em 17 estados do Brasil, que, segundo a Prova Brasil, tinham bibliotecas ou salas de leitura instaladas.

Foi encontrada, segundo análise dos pesquisadores do INSPER, uma relação positiva entre a existência de bibliotecas escolares (ou salas de leitura) e o desempenho escolar em português e matemática no 5o ano do ensino fundamental. Essa relação é mais forte quanto mais vulnerável é a condição socioeconômica da criança. Essa evidência levou a buscar entender quais aspectos da biblioteca – condições de funcionamento, de espaço físico, de atendimento, do acervo, de integração com currículo e do uso de tecnologias – estariam mais fortemente correlacionados com desempenho escolar. A pesquisa revelou que mesmo quando não encontraram as condições ideais, o impacto na aprendizagem foi positivo em até 1.5 anos de aprendizagem, em especial, quando identificaram integração das atividades ( de leitura e pesquisa) do professor e responsável da biblioteca.

Outra revelação fundamental foi a de que o impacto da biblioteca é ainda maior nas escolas em regiões mais vulneráveis. Neste caso, a correlação com o IDEB aumenta em 0,5. Isso é muito significativo já que o IDEB, entre 2015 e 2017, no Brasil inteiro, cresceu 0,3 ponto.

Para saber mais sobre essa pesquisa acesse:

Para saber mais sobre essa pesquisa acesse: https://prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/retratos-da-leitura-em-bibliotecas-escolares/