Instituto Pró-Livro participou do Prêmio Professor Brasil.

A terceira edição do prêmio contemplou todos os ciclos da educação básica, o dobro de educadores e teve premiação em equipamento para a escola.  
 
Sobre o Prêmio e inscrição  
 
As inscrições para a terceira edição do Prêmio Professores do Brasil foram até 24 de outubro. Os trabalhos já foram selecionados pela Comissão julgadora e os vencedores já foram anunciados. O concurso valorizou práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas por professores de escolas públicas, que tenham contribuído para a melhoria da qualidade da educação. Esta foi uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com as fundações Bunge e Orsa, os institutos Pró-Livro e Votorantim, além do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e dos Estados Ibero-Americanos.  
 
Este ano, o prêmio trouxe uma série de novidades. Foram premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica – educação infantil, séries/ anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Os vencedores receberam prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu criado especialmente para a ocasião pela artista plástica Maria Bonomi. A escola do professor agraciado também foi contemplada com R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.  
 
Os ganhadores foram à Brasília, sem custos, para a solenidade de entrega do prêmio, que será realizada em dezembro. Participaram ainda do II Seminário Prêmio Professores do Brasil, que tem como objetivo a troca de experiências entre os educadores premiados e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.  
 
O prêmio selecionou experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica:  
 
1) Educação infantil;  
2) 1ª a 4ª séries do ensino fundamental;  
3) 4ª a 8ª séries do ensino médio; e,  
4) Ensino Médio.  
 
A avaliação e seleção das práticas ocorreram no início de novembro de 2008.  
 
 
Sobre as instituições que promoveu a premiação   
Sobre o Instituto Pró-Livro  
 
 
O Instituto Pró-Livro surgiu com a proposta de fomentar a leitura no País. Sensível aos baixos índices de leitura dos brasileiros entidades do livro – Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) – firmaram acordo com o Governo por conta da desoneração fiscal e, em outubro de 2006 e criaram o Instituto Pró-Livro (IPL).  
 
 
O IPL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP) mantida por contribuições de editoras. Para dar conta de seus principais objetivos promove diretamente ou apóia ações voltadas ao fomento à leitura e acesso ao livro.Para orientar suas ações e contribuir com a formulação de políticas públicas, promoveu a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A pesquisa foi aplicada em âmbito nacional pelo IBOPE no final de 2007. Seus resultados – apresentados em Seminário em Brasília, com a presença de Ministro, especialistas e autoridades do governo – tem sido amplamente divulgada pela mídia e em eventos. Para possibilitar a ampliação desse debate foi publicado o livro Retratos da Leitura do Brasil em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de SP. Também foi muito elogiada a instalação Biblioteca Viva na 20ª Bienal Internacional do Livro em SP, que recebeu cerca de 20 mil crianças e jovens em seu circuito temático.  
 
 
Sobre a Fundação Bunge  
 
 
Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem suas atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar – A Pedagogia do Possível.  
 
 
Sobre a Fundação Orsa  
 
A Fundação Orsa é uma instituição sem fins lucrativos que norteou suas primeiras ações na formação integral da criança e do adolescente. Criada em 1994, ao longo dos anos se especializou no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos. Hoje, também foca suas ações no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável de territórios, por meio de um modelo que integra ações ligadas aos âmbitos produtivo, social, ambiental e humano. A maior parte dos recursos utilizados em suas iniciativas é repassada pelo Grupo Orsa (uma das principais organizações brasileiras do setor de madeira, celulose, papel e embalagens), que lhe destina 1% de seu faturamento bruto anual à organização. Até 2007, o valor desses investimentos somou R$ 135 milhões.  
 
 
Sobre o Instituto Votorantim 
 
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.  
 
 
 
Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”. Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos pelo Brasil. Na atuação em educação, o objetivo é a elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio de uma educação de qualidade.  
 
 
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A premiação aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, com a presença do ministro Fernando Haddad.