Instituto Pró-Livro participou do I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil promovido pela Frente Parlamentar de Leitura

O Instituto Pró-Livro, que lançou este ano a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope Inteligência, participou no dia 29 de outubro do I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil, em comemoração ao Dia Nacional do Livro. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a presença de deputados como Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara dos Deputados, o senador Cristóvão Buarque, os ministros da Cultura Juca Ferreira e da Educação Fernando Haddad, a Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Rosely Boschini, Jorge Yunes, presidente do Instituto Pró-Livro, entre outros. 
 
A proposta do I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil está em discutir a evolução das políticas públicas de incentivo ao livro e leitura e as propostas para que o país avance e melhore os índices de leitura. O Instituto Pró-livro participou Mesa III, que teve como tema Numa Folha Qualquer Eu Desenho Um Sol Amarelo: Retratos da Leitura no Brasil. A primeira a falar foi a deputada Rita Camata. Em seguida, Jorge Yunes, presidente do Instituto Pró-Livro, abordou o tema Não se muda o que não se conhece. Galeno Amorim, do Observatório do Livro e Leitura falou sobre as Revelações para um bom planejamento. 
 
O Instituto Pró-Livro também participou com a apresentação do projeto parcial da Biblioteca Instituto Pró-Livro. O projeto foi apresentado na Bienal de São Paulo e consiste em um espaço lúdico e educativo voltado para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e tem por objetivo cativar esses jovens para a descoberta da biblioteca, despertando seu interesse e curiosidade. O espaço também tem a missão de oferecer aos educadores e bibliotecários visitantes uma referência de biblioteca “viva”. 
 
A ambientação foi pensada de forma a apresentar um equipamento com todos os recursos de uma biblioteca “viva” e interativa, contando com recursos teatrais e de multimídia; espaços temáticos segundo gêneros da literatura infantil; e deverá promover atividades lúdicas, montagens e games; com arte-educadores e animadores que deverão estimular os visitantes a explorarem os espaços; acervos e recursos que serão oferecidos.  
Foi também oferecido o coffee breack com os contadores de história “Firinfinfoca” de Brasília e 120 livros (Retratos) para serem ofertados aos participantes . 
 
Informações à imprensa: 
Jô Ribes Comunicação 
(11) 3721-3232 
Kelly Queiroz – kelly@joribes.com.br