EIXOS ESTRATÉGICOS
As Estratégias que orientam as ações desenvolvidas ou apoiadas pelo Instituto para a promoção da leitura e do livro, organizam-se em cinco Eixos:
- Promoção do acesso ao livro a todos os cidadãos.
- Fomento à leitura e formação de mediadores.
- Valorização da Leitura.
- Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro.
- Inclusão cultural e cidadania.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO IPL
O Instituto Pró-livro estabelece seu Planejamento Estratégico segundo seus Eixos Estratégicos. Também segue como orientação o Plano Nacional do Livro e Leitura –PNLL; estudos de especialistas e de organismos internacionais e nacionais como UNESCO e CERLALC e pesquisas realizadas pelo Instituto, como a Retratos da leitura no Brasil.
O Planejamento Estratégico estabelece as principais diretrizes, estratégias, objetivos e metas que deverão orientar as ações do Instituto. Deverão orientar também a avaliação de resultados e da eficácia das diferentes estratégias que adotou na implementação das ações.
Cabe à Diretoria do Instituto definir e aprovar seu Planejamento e Ações. O Plano de Ações anual é proposto segundo recursos orçamentários disponíveis.
Linhas de Ação:
- Ações concebidas e/ou desenvolvidas diretamente pelo Instituto.
- Ações desenvolvidas por outros organismos, apoiadas ou financiadas pelo Instituto.
Divulgação – Para assegurar a divulgação de suas ações e a interação com associados e demais segmentos da sociedade interessados em seu Projeto, o IPL se propõem a manter seu site atualizado e converte-lo em efetiva rede de comunicação, intercâmbio e promoção de projetos e experiências bem sucedidas.