O Livro no orçamento Familiar

A pesquisa “O Livro no Orçamento Familiar” foi encomendada por oito entidades ligadas ao mercado editorial: Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR); Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL); Associação Nacional de Livrarias (ANL); Câmara Brasileira do Livro (CBL); Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL); Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); e Instituto Pró-Livro (IPL).  
 
O estudo foi realizado com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2002-2003) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no final de 2007, e permitiu traçar o perfil do mercado consumidor, por nível de renda, escolaridade, local de compra e outras variáveis importantes. Os dados foram coletados ao longo de 12 meses (julho de 2002 a junho de 2003) e têm uma amostragem de aproximadamente 50 mil domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de todos os estados do País. 
 
O principal objetivo da pesquisa é conhecer a despesa efetiva das famílias brasileiras com material de leitura.  
 
Os dados procedem de entrevistas coletadas pelo IBGE com quase 50 mil famílias brasileiras, em cerca de quatro mil setores censitários, representativos de todas as unidades da Federação, de modo a retratar os distintos estratos de renda, escolaridade, assim como setores urbanos e rurais. A quarta Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares foi realizada entre julho 2002 e junho 2003, e esta foi a primeira vez em que o IBGE disponibilizou o acesso aos micro-dados. Atualmente, está sendo realizada a quinta POF nacional, cuja divulgação ainda não tem data prevista pelo IBGE. 

Veja a pesquisa na íntegra, clicando aqui.
(Necessita do programa Adobe Acrobat Reader)