O livro é uma viagem

Instalação temática do Instituto Pró-Livro é uma das principais atrações para o público infanto juvenil no evento

Será possível a Cinderela calçar botas no lugar de seu delicado sapatinho de cristal? E um diálogo entre Dom Quixote e Pinóquio? Essas e outras cenas serão possíveis  no espaço temático O livro é uma viagem que o Instituto Pró-Livro (IPL) prepara a convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL) para a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Assim como a personagem Alice do clássico de Lewis Carroll, os visitantes do espaço projetado pelo IPL se sentirão pequeninos ao adentrar as grandes páginas que são a porta de entrada de uma verdadeira viagem pelo mundo do livro. Com a proposta de oferecer a crianças e adolescentes um embarque no universo da literatura, o projeto pretende estimular sensações através de imagens e experiências reais de que a leitura pode levá- los a instigantes e prazerosas descobertas.

Fábulas e personagens velhos conhecidos dos leitores surgem de labirintos misturando e construindo histórias junto com o público. Emília, Pinóquio, Cinderela e O Gato de Botas serão alguns dos anfitriões desta estimulante aventura.

Nesta viagem proposta pelo espaço também será  possível conhecer a história da língua portuguesa, as grandes obras produzidas no idioma, e ainda os países onde as crianças falam, lêem e escrevem em português em outras partes do mundo.

Para o IPL, participar de bienais com ações voltadas às crianças e aos adolescentes é uma oportunidade de consolidar sua atuação como promotora de instalações lúdicas e de encantamento envolvendo o livro, mas principalmente é uma maneira de promover um 
profundo estímulo à leitura. “Esses eventos especiais proporcionam ao público infantil uma nova representação envolvendo o livro, que não é possibilitada nas escolas e bibliotecas. O contato com autores e novos lançamentos, as megas instalações das editoras e as atrações do evento promovem a percepção sobre o livro, como objeto de consumo cultural e de desejo”, diz Zoara Failla, gerente de projetos especiais do Instituto Pró- Livro.

A tecnológica e lúdica instalação da Bienal de São Paulo será a porta de entrada para que mais crianças, jovens e suas famílias possam descobrir o prazer de viajar no mundo da leitura.