“A maioria dos brasileiros sabe da importância do livro. Segundo a pesquisa, 64% afirmaram que o livro significa —145—fonte de conhecimento para a vida—146—. Se a defesa do livro no Brasil é uma unanimidade, por que muitos não chegam perto dele?” Isis Valeria Gomes (co-autora do livro Retratos da Leitura no Brasil 3 e presidente da FNILIJ) em referência ao resultado da terceira edição da pesquisa promovida pelo Instituto Pró- Livro.
O dia nacional do livro, 29 de outubro, foi Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, em homenagem ao dia oficial da fundação da Biblioteca Nacional, criada em 1810.
Dentro desse contexto e para saudar esta data, o Instituto Pró-Livro destaca a importância do livro como meio do conhecimento que passa de geração em geração. Trata-se de uma ferramenta responsável por boa parte do senso crítico que adquirimos ao longo da vida, tendo contribuído para importantes avanços da medicina e tecnologia, por exemplo. Em poucas palavras é um meio fundamental para nosso desenvolvimento intelectual.
Por outro lado, temos que avançar muito enquanto sociedade leitora, não adianta apenas afirmarmos que sabemos a importância do livro para nossas vidas, precisamos mais do que isso, é importante que criemos esse hábito em nosso dia a dia, além de incentivar as outras pessoas a ler e procurar desenvolver atividades que fomentem este ato, como um momento de prazer.
"Um país se faz com homens e livros…" (Monteiro Lobato).
Veja matéria sobre o Dia Nacional do Livro, exibida hoje, 29/10/2012, no jornal da Globo News, edição das 10h: