Brasil perde um grande entusiasta da leitura

O Instituto Pró-Livro lamenta a perda de Moacyr Scliar (1937 – 2001), um dos maiores autores da literatura nacional e reitera sua importância como grande estimulador da leitura. Scliar que deixou mais de 70 livros publicados ganhou três prêmios Jabuti (2009, 1993 e 1988), o prêmio Casa de Las Américas, em 1989, e o Prêmio José Lins do Rego, da Academia Brasileira de  
Letras. 
Moacyr contribuiu para a disseminação da cultura nacional com títulos como A Majestade do Xingu, A Guerra no Bom Fim, O Exército de um Homem Só, Mães de Cães Danados, A Estranha Nação de Rafael Mendes, Paixão Solitária, entre outros.  
 
O IPL sentiu-se honrado em contar com a valiosa contribuição/análise do escritor em um capítulo sobre o valor simbólico da leitura no livro Retratos da Leitura no Brasil, lançado pelo Instituto Pró-Livro, que promove a reflexão sobre os sentidos socioculturais do ato de ler. 

Velado na Assembléia Legislativa de Porto Alegre, RS, durante todo o domingo, e sepultado nesta segunda- feira, seu legado literário não será esquecido.