A Comissão de Educação e Cultura (CEC) realizou (29.3) audiência pública para discutir os resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil , realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) , que tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro. A audiência foi proposta pela deputada Fátima Bezerra (PT- RN) e pelo deputado Artur Bruno (PT-CE), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura.
Participaram da mesa: Galeno Amorim Presidente da Fundação Biblioteca Nacional; Fernando Zapata representante do CERLALC/Unesco; Ministra da Cultura Ana de Hollanda; Presidente da Comissão de Educação e Cultura Deputado Newton Lima; Deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e Karine Pansa Presidente Instituto Pró-Livro.
A apresentação dos resultados foi feita pela gerente de projetos do IPL, Zoara Failla. Os deputados receberam a informação de que a média de leitura do brasileiro é de apenas 2,1 livros por ano, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O estudo revela que, no total, a média de leitura do brasileiro é de 4 livros anuais, dos quais dois não são lidos até o final. O número é menor do que o registrado em 2007, quando foi feita a 2ª edição da pesquisa. Na época, a média de livros lidos por ano era de 4,7.
O levantamento foi feito pelo Ibope Inteligência com 5 mil entrevistados em 315 municípios entre junho e julho de 2011. A pesquisa, mostra ainda que metade da população – cerca de 88,2 milhões de pessoas – é considerada leitora, ou seja, leu ao menos um livro nos últimos três meses. O índice é menor do que o registrado em 2007, quando 55% da população havia declarado ter lido ao menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. O Centro- Oeste é a região com melhor média de livros lidos, seguido pelo Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CEC