Educadora lança livro baseado em seu projeto ganhador do Prêmio Professores do Brasil 2009.

Livre arbítrio é um princípio fundamentado no poder de escolha de cada um. A professora de Ensino Fundamental II, Meire Cristina Fiuza Canal, poderia ter sido mais uma a apenas cumprir o seu papel, mas escolheu fazer a diferença. Ganhadora do Prêmio Professores do Brasil – criado pelo MEC e patrocinado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) na categoria de 5º a 9º ano – Meire, de Bariri, SP, lançará o livro De carta em carta…, pela Editora Dedo de Prosa, baseado em seu projeto que foi construído em sala de aula e afetou a vida de diversos estudantes. 

Com a proposta de fomentar a leitura no País, o IPL vestiu a camisa do prêmio cujo objetivo é reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica.Ele consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por educadores que, comprovadamente, tenham tido êxito no enfrentamento de desafios, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, como a ideia da professora Meire.  

O projeto da educadora, que teve início em 2005, consiste no contato de alunos de instituições e municípios diferentes através de cartas. Em 2009, a troca passou a ser feita também com pessoas de necessidades especiais moradoras da mesma cidade, Bariri. O intuito é promover a prática da Língua Portuguesa e a reflexão sobre a convivência com alunos de instituições como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). 

Clique aqui para ver a apresentação premiada da Professora Meire.