Mulheres – uma fonte de incentivo e inspiração

Hoje, mais do que nunca, o papel da mulher deve ser repensado. A figura feminina está na Presidência da República, está à frente da Academia Brasileira de Letras, está inserida, assim como os homens, no mercado de trabalho, nas universidades. Elas querem amor, carreira, filhos, e lutam por tudo. A mulher hoje é  sinônimo de inspiração. 
 
Muitos veem o Dia Internacional da Mulher como apenas  mais uma data comercial, porém, é muito mais do que  isso. Essa comemoração foi iniciada graças às  reivindicações femininas pela igualdade social, melhores  condições de trabalho e o fim dos abusos. Hoje, analisando o patamar em que as mulheres chegaram,  podemos ver a influência que elas exercem na vida de  
quem as cerca e no mundo.  
 
Através da matéria “O Segredo das Mulheres Felizes”, a Revista Época mostrou em sua última edição o número  de tarefas e responsabilidades que o público feminino acumulou até a presente data e a “guerra” travada entre  o cotidiano e a felicidade. Entre tantas tarefas – que se dividem entre as relações interpessoais, a casa, o trabalho e o tempo para si – a “super-mulher” ainda tem um papel muito importante: incentivar o hábito de ler dos filhos. 
 
Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em  2008, as mulheres são as principais incentivadoras do  hábito de ler dos filhos. Não é a toa que a pesquisa ainda  aponta que a idade em que os leitores mais leram na  vida é até os 10 anos, representando 29% – fase em que, além da escola, os pais exercem muita influência sobre a educação dos filhos.  
 
Toda essa influência está atrelada ao exemplo. Ainda segundo a pesquisa, a frequência com que os leitores viam a mãe lendo em casa é maior, assim como o índice de ler por prazer ou gosto é maior entre as mulheres, enquanto os homens leem mais para fins de atualização profissional.  
 
É importante que, mesmo com a correria do cotidiano, essa cultura familiar e o exemplo dentro de casa continuem. O hábito criado desde a infância, até mesmo  desde o útero da mãe, tende a não ser quebrado no  futuro e, assim, passado para outras gerações.  
 
Baseado nos dados acima, nós do IPL gostaríamos de homenagear as mulheres, que além de cuidarem de centenas de coisas, ainda exercem um papel que, direta ou indiretamente, pode fazer do mundo um lugar melhor. Esperamos que a figura feminina continue a ser essa referência, de fato uma inspiração, não só para os filhos, mas para todos.