Para aprender a gostar de ler

Confira a matéria publicada no portal interno da Empresa Camargo Corrêa para incentivar a leitura dos funcionários.  A gerente executiva do IPL, Zoara Failla, participou dando sua opinião sobre o tema. 


Família tem papel importante para ajudar a desenvolver o hábito da leitura nas crianças 

Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi oficializada em 2002 em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, criador de personagens como Dona Benta, Emília, Pedrinho, Narizinho, que ainda povoam o imaginário de crianças e adultos no Brasil há mais de 80 anos. Monteiro Lobato foi um entusiasta da leitura. “Um país se faz com homens e livros” é uma de suas frases mais conhecidas e mostra o quanto ele já se preocupava com o nível de leitura e acesso aos livros em sua época.  Há um consenso entre especialistas da educação,  respaldado pelas pesquisas, de que o brasileiro ainda lê pouco. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada ao Ibope Inteligência pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê apenas 4,7 livros por ano. Outro dado revelado é de que apenas 55% da população têm o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses. Nem mesmo as poucas bibliotecas disponíveis são capazes de atrair o leitor. Atualmente, 1 de cada 4 brasileiros frequenta uma biblioteca. A pesquisa mostra também que boa parte de leitores no Brasil é formada por jovens. Por outro lado, a maioria deles diz ler apenas por obrigação. 

Para Zoara Failla, especialista em educação e gerente executiva do Instituto Pró-Livro, a família tem uma grande importância no desenvolvimento de futuros leitores. “Um dos dados interessantes dessa pesquisa é que a mãe aparece como um dos agentes que mais estimulam o hábito da leitura. São os pais que introduzem a criança no universo da leitura com o exemplo deles como leitor. Se os pais gostam de ler há uma tendência de os filhos seguirem o exemplo”, afirma.Ainda segundo Zoara, o gosto pela leitura se consolida a partir da prática cotidiana, devendo ser estimulado desde a infância, até tornar-se uma necessidade. 

Confira algumas dicas de especialistas em educação para ajudar a desenvolver o gosto pela leitura. 

  •  Leia para os filhos, conte histórias. Isso ajuda a despertar a imaginação. As crianças sentirão mais interesse por ler um livro se percebem que este hábito está presente à sua volta. Lembre-se que as crianças  gostam de copiar. Que é sua forma de aprender. Se eles notam que você gosta de ler e que tratam os livros com cuidado e respeito, elas provavelmente farão o mesmo.  
  •  Faça jogos e crie teatrinhos com as histórias. É  necessário estar convencido de que a leitura deve ser empregada como uma forma mais de diversão do que uma obrigação. Os livros não devem introduzidos no  cotidiano da criança só quando ela está aprendendo a ler ou somente quando entre na escola. O contato com os livros deve começar bem antes. 
  • Outra forma de estimular o interesse da criança pelos livros, é converter um livro em um prêmio. Cada vez que tiver que premiar seu filho por algo importante, presenteie com um livro sobre o seu assunto favorito. 
  • Quando seu filho já estiver desfrutando dos livros, participe da leitura. Quando terminar de ler, peça-lhe que lhe conte algo que aconteceu com algum personagem, ou faça com que seu filho adivinhe o que passará no final. Aproveite para fazer comentários sobre as situações boas e más, e fazer comparações de um pedaço da estória com suas experiências, como “o que você faria no lugar dele?” “Será que isso vai acontecer com a gente algum dia?”.   
  •  Assim que sentir que seu filho já se interessa pelas estórias, que se envolve com a trama, e se identifica com os personagens, comece a participar e a imaginar finais diferentes, e a viver várias sensações rindo, emocionando-se, e não deixe de surpreendê-los com novos contos. Dê continuidade a esse costume abastecendo sempre sua casa com livros e revistas.