Criada em 1966 para homenagear a criação do Ministério da Educação e Cultura em 1930, também registra a importância que da alfabetização para a construção da cidadania e o desenvolvimento humano de uma nação. Mas, não basta saber decifrar códigos, alfabetizar deve promover habilidades leitoras.
No Brasil, mais de 40% das pessoas não compreendem o que leem. Não conseguem entender um breve texto, uma bula de remédio, ou ler uma placa de rua ou ônibus. Soletrar não é ler. Compreensão leitora é um direito, pois é condição para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e de desenvolvimento social e econômico de um país.
Vamos comemorar o dia de hoje com um apelo: Alfabetização funcional a todos os brasileiros, JÁ!
A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, mostra que quase 50% das pessoas declaram não ler livros – o que resulta em um baixo índice de leitura (2.1 livros lidos inteiros/por ano) – porque não compreendem o que leem, apesar de quase 80% declarar que reconhece a importância social da leitura.
Instituto Pró-Livro