31 de Outubro a 09 de Novembro – 8º Feira do Livro de São Luís / MA – FELIS

 

Instituto Pró-Livro participa da 8ª Feira do Livro de São Luís onde discutirá o hábito de leitura do jovem

Á convite da Prefeitura da cidade, o instituto colocará em debate se realmente a juventude passou a ler mais

Com o tema Retratos da Leitura no Brasil – O jovem está lendo mais? o Instituto Pró-livro – IPL, representado por Zoara Failla, gerente executiva de projetos, participa da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que neste ano apresenta o tópico “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”.

O evento que começou nesta sexta-feira, dia 31 de outubro, e se estende até o dia 9 de novembro, já é considerado como a maior feira literária do estado e tem por mote provocar a cidade a rever a cidade, a redescobri-la nas suas lembranças de infância, a fazer uma releitura e ver na cidade outras possibilidades de encontro e, assim, viver uma nova experiência de encantamento pela cidade e por sua literatura.

Nesse contexto Zoara Failla participará no dia 03 de novembro, no espaço Casa do Professor, às 14h, ao lado de Mary Ferreira (Universidade Federal do Maranhão- UFMA) e sob a mediação de Ana Champoudry. A proposta é discorrer sobre os diferentes “retratos” do interesse pela leitura nessa faixa etária. Enquanto autores de literatura do segmento juvenil, baseados em sucesso de vendas e números de seguidores, afirmam que os jovens nunca leram tanto; os resultados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IPL em 2011, não confirmam esse interesse. De acordo com esse estudo, 80% dos jovens na faixa de 11 a 17 anos (24.3 milhões) leem somente para cumprir as tarefas escolares.

Nessa edição da pesquisa, 4.8 milhões de adolescentes informaram que leem literatura porque gostam, enquanto 6.5 milhões não leram nenhum livro em um período de três meses. A grande maioria, 13 milhões, afirma que ler é um tédio e que o fazem por obrigação.

Apesar disso, se quase 5 milhões gostam de ler literatura somos tentados a aceitar o desafio de descobrir porque tantos outros informam que ler é entediante. O desafio para os educadores é descobrir se esse percentual que diz “não gostar de ler” não lê por que não foi seduzido pela, ou, para a leitura, e, ainda, como mobilizá-los tendo em vista um cenário onde a cultura digital, os games e as redes sociais parecem absorver todos os interesses nessa faixa etária.

Retratos da Leitura no Brasil – O jovem está lendo mais?

8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) – Espaço Casa do Professor

Local: Faculdade de Arquitetura da UEMA – Rua da Estrela, 472, São Luís (MA)

Data: 03 de novembro de 2014

 src=