POÇOS DE CALDAS FARÁ PARTE DO PROJETO DE LEITURA COLETIVA SOBRE FERNANDO PESSOA

Jarrinho Fernando Pessoa

O Flipoços – Festival Literário de Poços de Caldas tem deixado marcas indeléveis ao longo destes anos nesta cidade. Foi assim também este ano, quando alunos do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira participaram do bate papo com a escritora Susana Ventura com o tema “O que é que essa pessoa tem? Falando do Eu, Fernando Pessoa em quadrinho”. A professora dos alunos, Cristina Uliana, morou em Portugal e trabalhou com projetos de leitura na cidade de Sertã (região central do País) e teve uma relação grande com obras e textos de Fernando Pessoa. O projeto de leitura coletiva de Fernando Pessoa surgiu lá através da Biblioteca Municipal de Sertã e se expandiu para outros países. Será a primeira vez que o Brasil participa e Poços de Caldas já está inscrita no “Projeto de Leitura Planetária de Fernando Pessoa” com os alunos da professora Cristina Uliana da Escola Municipal Alvino Hosken. “Ficamos muitos felizes de envolver nossos alunos neste projeto, conta Cristina Uliana, depois que nossos alunos ouviram a escritora Susana Ventura no Flipoços, eles se despertaram para o tema e chegaram a fazer trabalhos em sala de aula como desenhos e textos baseados na obra do escritor Fernando Pessoa e depois mandaram para a Susana como recordação. Foi muito emocionante e diante disso, pensei que poderíamos participar da Leitura Coletiva e inserir nossos meninos e meninas neste projeto”, enfatiza a professora.  

Sobre o projeto em Sertã, Portugal

A Biblioteca Municipal da Sertã, que fica no centro de Portugal, realizará pela quinta vez, a maratona de leitura, em que pessoas conhecidas e anônimas, de vários países, dentre eles Brasil, Colômbia, Áustria, Índia, Alemanha, Grécia e Chipre, farão leitura coletiva entre leitores, baseada nas obras do poeta Fernando Pessoa. Esta iniciativa da Biblioteca de Sertã tem como objetivo estender às 24 horas de leitura ininterruptas a uma escala global, em que leitores de vários países participam através da gravação de um vídeo ou em direto pela Internet, via Skype, no horário local do país participante. De acordo com a organização em Portugal, a maratona contará com vários autores convidados, entre os quais Valter Hugo Mãe, Pedro Mexia, Miguel Real, dentre outros além de Miguel Roza Dias, sobrinho de Fernando Pessoa, que inclusive esteve no Flipoços em 2014. Poços de Caldas esta representada através da Escola Alvim Hosken que levará seus alunos no próximo dia 02 de julho, sábado, às 10horas (horário local) no mezanino da Biblioteca Centenária, local onde funciona a ONG Casa da Árvore, para participar via Skype da Leitura Planetária. A iniciativa da professora Cristina Uliana também contou com o apoio integral da Professora Maria Claudia Prézia, Secretaria de Educação, que não mede esforços quanto o assunto é a promoção da educação, sobretudo, para o público carente. Esta iniciativa conta com o apoio da GSC Eventos Especiais através do Flipoços, ONG Casa da Árvore, Biblioteca Centenária e Secult. 

Legenda da foto.

Este trabalho foi feito por uma das crianças durante o Flipoços 2016, durante o bate papo com a escritora Susana Ventura com o livro “O que é que essa pessoa tem? Falando do Eu, Fernando Pessoa em quadrinho”.

 

Convidamos a todos para prestigiar os alunos da Escola Municipal Alvino Hosken, que participarão da Leitura Planetária de Fernando Pessoa.

Trata-se de um  projeto desenvolvido pela Biblioteca de Sertã (Portugal) que há 5 anos vem dando oportunidade a leitores de Fernando Pessoa de várias partes do mundo se encontrarem virtualmente (pelo Skype) e desenvolverem uma leitura coletiva.

Poços de Caldas, até o momento, é a única cidade no Brasil a participar deste projeto fantástico! Através do empenho mais que especial da professora Cristina Uliana, os alunos e alunas da Escola Municipal Alvino Hosken, num total de 15 pessoas, estarão ao vivo conectados com mais de 6 países ao mesmo tempo, para um objetivo comum: ler Fernando Pessoa!

No próximo dia 02 de julho, às 10h (horário local), na Biblioteca Centenário no Espaço Cultural da Urca, Poços de Caldas estará conectada com o mundo e centenas de leitores!!