A Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos e o Itaú Social lançaram em novembro o curso Planos de Leitura em ação nos territórios, com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre como são construídos e implementados os Planos de Leitura nos Estados e Municípios, além de amplificar a mobilização nos territórios para o avanço das políticas públicas do livro e leitura para o País. A formação é voltada especialmente para educadores, mediadores de leitura, bibliotecários, gestores públicos, profissionais de organizações da sociedade civil e todas as pessoas interessadas no tema e que desejam organizar ações para iniciar essa discussão em suas cidades.
Disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, o curso é on-line, oferecido na modalidade autoformativa e com duração de 20 horas. A iniciativa é gratuita e oferece certificado para quem completar todas as atividades.
Os conteúdos da formação, sob coordenação de Neide Almeida – escritora, pesquisadora, socióloga e ex-secretária executiva da LEQT (2019-2021), foram produzidos por grandes especialistas da área, como Adriano de Souza, pedagogo, jornalista com MBA em Marketing e ex-secretário adjunto de Cultura do Município de Juína/MT (2017-2020); Renata Costa, gestora da Rede Palavralida, foi secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (2017 e 2019) e integra a Bancada do Livro; Ricardo Queiroz, bibliotecário, mestre em Ciência da Informação e Documentação e professor na pós-graduação do Instituto Vera Cruz; e Silvia Machado, bacharel em Produção Cultural, mestranda em Cultura e Territorialidades, atuou como Assessora de Cultura de Juína/MT (2017-2020).
Ela explica ainda que para inspirar, mobilizar e orientar para as principais ações necessárias à construção e implantação dos planos de leitura, o curso está organizado em um percurso de 4 módulos. O primeiro apresenta um breve histórico e referências teóricas do campo do livro e da leitura. O segundo convida os participantes a conhecerem possíveis caminhos para a construção dos Planos. No terceiro são discutidas as 5 etapas que precisam ser observadas na elaboração de um plano de leitura. Finalmente, o quarto módulo é um convocação para iniciar, retomar ou acompanhar a ação nos territórios, além de indicar referências de leitura.
O lançamento do curso é uma das ações de celebração dos dez anos da LEQT, comemorado neste ano de 2022. A ação dá continuidade a outras iniciativas desenvolvidas pela Rede em prol do fortalecimento das políticas de leitura e escrita no país. Exemplo disso é o recente lançamento da minissérie de Podcasts com três experiências de municípios que construíram e implementaram seus PMLLLB (Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas), em parceria com a Agência de Comunicação Comunitária Vozes Daqui de Parelheiros; o IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Apoio Comunitário); o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), de Parelheiros – SP; e com apoio do GIFE. Além do mapeamento dos planos no Brasil, lançado em 2021.