A data foi escolhida em homenagem a Hans Christian Andersen, um dos principais autores da literatura infantil mundial. Muitas gerações, desde 1824 – durante cem anos – curtiram: O Patinho feio; O Soldadinho de Chumbo; A Pequena Sereia , entre outras obras que marcaram nossa infância.
Nessa data, vamos comemorar o que nos revelaram as crianças na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2019/2020): 87% disseram gostar de ler (entre 05 e 10 anos e entre 11 e 13 anos). Mas, vamos também homenagear os pais que foram citados como os principais influenciadores do gosto pela leitura: temos mais leitores entre aqueles que os pais liam para eles, liam em casa e presenteavam com livros.
As crianças ficam fascinadas com os livros infantis e com espaços lúdicos onde podem pegar e folhear esses livros coloridos e ilustrados. Se já vivenciaram a leitura de livros infantis, querem descobrir o que contam aquelas páginas. Não vamos “perder” esses pequenos leitores que gostam de ler. Promovam esses encontros com os livros. Presenteie. Leiam com eles, e para eles, os livros infantis. Esses momentos de descoberta e de despertar das fantasias, certamente, ficarão na memória afetiva dessas crianças.
Vamos comemorar os livros que nos fizeram navegar por fantasias e que despertaram nosso gosto pela leitura.