18 Dez 2024 – 11:55
Com 33% de leitores, aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos 3 meses, Mato Grosso ocupa o 2º lugar no ranking de estados com o pior índice do país, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Os dados, que foram divulgados nesta quarta-feira (18), também colocam Mato Grosso como o 2ª pior no Centro-Oeste.
Leia também
Cantor sertanejo se casa com dermatologista eleita Miss Mato Grosso em 2010
No ranking nacional, Mato Grosso perde apenas para o Rio Grande do Norte, onde apenas 33% dos entrevistados disseram ter lido algum livro nos últimos três meses anteriores à pesquisa. Goiás e o Distrito Federal empataram com o maior índice de leitores no Centro-Oeste, com 52%.
Já no Mato Grosso do Sul, 40% dos entrevistados foram classificados como leitores. A pesquisa realizou 5.504 entrevistas, em 208 municípios. A amostra permite a leitura para 21 UFs e Distrito Federal. A exceção são os estados de RO, AC, RR, AP e TO, cujos resultados foram lidos de forma conjunta
Com relação ao gênero da leitura, 42% dos brasileiros escolheram a bíblia, algo que se repete desde 2011, de acordo com a pesquisa. Depois, contos, romance, religiosos e poesia estão entre os mais lidos.
A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Os dados apontam ainda que o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores (considerando a população com cinco anos ou mais), redução de 6,7 milhões de leitores no país, de acordo com os dados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui